Curiosidade: Itanhém, a 2ª cidade mais antiga do Brasil

21/11/2021 19:28

Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532, sendo a segunda cidade mais antiga do Brasil. Localizada no Litoral Sul de São Paulo, é um município de grande importância histórica e cultural, oferecendo ao turista a possibilidade de conhecer diversos locais que remetem e retratam de forma fiel a sua história.

Um personagem marcante na história do Brasil colonial foi Padre José de Anchieta. Itanhaém também é conhecida como “a terra de Anchieta”, por causa da presença do famoso padre jesuíta na Cidade durante muitos anos da época.  O religioso andou por todo o litoral paulista, catequizando índios, batizando e ensinando.

A Cidade também tem estreita ligação com a cultura. É a terra natal de personagens importantes da cultura brasileira, como os consagrados pintores Benedito CalixtoAlfredo Volpi e Emídio de Souza. No final do século XIX, renomados artistas da Cidade criaram o Gabinete de Leitura, um espaço para atividades artísticas e culturais. Depois de anos desativado, o local foi reconstruído pela Prefeitura em 2011 e voltou a ser palco para cultura e lazer no Município.

Itanhaém está hoje com 489 anos de fundação com toda esta imensa riqueza histórica, cultural e natural para o país. Além de um rico passado e presente, o futuro promissor aponta para Itanhaém. A Cidade é pólo aéreo para exploração do pré-sal na Bacia de Santos.


(Fonte: Itanhaem.sp.gov.br)






Voltar